1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

teclado com a palavra scam

 

A publicidade da Google é uma das mais utilizadas em todo o mundo. Possivelmente todos os websites que visita de forma regular possuem algum género de publicidade da Google, e por isso é também um meio atrativo para quem pretenda propagar campanhas maliciosas.

 

Apesar das medidas de segurança que são implementadas, de tempos a tempos surgem casos de publicidade maliciosa que consegue escapar às redes da Google e chegar aos utilizadores finais. É exatamente isso que tem vindo a ser verificado com um novo esquema de phishing e extorsão, que se encontra a aproveitar a rede de publicidade da Google para divulgar estes serviços.

 

A publicidade em questão direciona os utilizadores para os tradicionais sites de scam, onde é indicado que um vírus ou algum problema com o sistema operativo foi detetado e os utilizadores são aconselhados a realizar uma chamada para um telefone falso, supostamente da Microsoft.

 

A campanha de scam encontra-se a ser propagada sobre diferentes termos de pesquisa, e surgem quando o utilizador realiza a pesquisa pelos mesmos a partir do Google. Termos como PayPal e Lowes – loja de revenda nos EUA – estão entre os afetados pelo problema.

 

 

Apesar de o esquema ser facilmente detectável, utilizadores com menos conhecimentos podem ser enganados ao ponto de ligarem para um número de telefone falso, com potencial para levar a roubo de dados ou pagamentos avultados a scammers.

 

A campanha encontra-se a ser propagada em força sobretudo nos EUA, mas também foram registados casos da publicidade divulgada em outras regiões, onde se inclui Portugal. Como sempre, recomenda-se que os utilizadores tenham atenção aos websites que visitam, e tenham extremo cuidado em qualquer contacto que seja feito por supostos funcionários da Microsoft ou similar – relembrando que a empresa não contacta diretamente nenhuma entidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech