1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

mensagens RCS no Android e vodafone

 

Os utilizadores do iPhone possuem o iMessage, que permite a comunicação entre utilizadores com outros iPhone através do envio de mensagens, sem que tenham de gastar volume de SMS ou MMS. Este sistema é similar ao que a Google encontra-se a aplicar com o RCS, ou “Rich Communications Service”.

 

O RCS da Google permite que os utilizadores tenham acesso a um sistema de comunicação em chat alternativo ao envio de mensagens SMS/MMS, com funcionalidades mais avançadas. As mensagens seriam processadas diretamente pela operadora através dos dados móveis, e não contam para o pacote de mensagens enviadas. Além disso permitem funcionalidades adicionais, como o envio de imagens, gifs e aviso de recepção/leitura. No geral, teriam uma funcionalidade similar ao Messenger ou WhatsApp, mas sendo diretamente fornecida pela operadora.

 

Infelizmente, o RCS encontra-se ainda numa fase bastante limitada de implementação, mas se for cliente da Vodafone Portugal então saiba que já pode ter acesso a esta funcionalidade. Na data de escrita deste artigo, a Vodafone é a única operadora em Portugal que começou a receber suporte a mensagens RCS, e é bastante simples de ativar a funcionalidade – sem qualquer custo.

 

Para utilizar o sistema RCS deve contar com um smartphone que possua suporte nativo à funcionalidade, ou então utilizar a aplicação de mensagens do Google – esta é a única que suporta a tecnologia.

 

Para ativar a funcionalidade basta aceder à secção de Definições > Funcionalidades de Chat e ativar a opção “Ativar funcionalidades de chat”.

Poderá verificar o estado da ativação da funcionalidade na mesma secção, onde caso esteja a surgir como “Estado: Ligado” indica que possui acesso ao sistema de mensagens RCS. Agora basta iniciar uma nova conversa normalmente.

 

ativar rcs vodafone

 

A ativação pode demorar algumas horas a ser concretizada - em alguns casos pode chegar mesmo a alguns dias - mas assim que se encontrar ativa deverá receber uma mensagem da própria Vodafone a informar que o serviço se encontra funcional no seu equipamento.

 

De sublinhar que, para utilizar o sistema de chat RCS, o contacto da outra parte também deve ter a funcionalidade ativa. Doutra forma será enviada uma SMS regular conforme o tarifário dos utilizadores. É possível verificar se um contacto suporta mensagens RCS ou não quando abre a janela de conversação com o mesmo. Caso o botão de envio da mensagem apareça como sendo um envio “SMS”, então não será possível utilizar as funcionalidades do RCS.

 

No final, o sistema RCS pretende ser uma alternativa nativa às mensagens SMS tradicionais, bem como uma solução para quem não pretenda utilizar plataformas como o Messenger ou WhatsApp. Mas a sua implementação ainda limitada será um dos principais entraves para que se torne algo popular por enquanto, bem como o facto de apenas se encontrar disponível na aplicação de Mensagens da Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech