1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook com bug

 

O Facebook é bem conhecido por todas as campanhas de spam que, ao longo dos anos, têm vindo a propagar-se no mesmo. No entanto, existe uma campanha especialmente nefasta que se encontra ativa na rede social desde 2014, e continua a ser utilizada para a partilha de vírus na plataforma.

 

Através da utilização de contas falsas, os utilizadores eram reencaminhados para mensagens com links externos e falsos, que muitas vezes levavam ao download de malware nos sistemas. Recentemente o Facebook revelou ter desativado 30 contas que estariam a realizar esta atividade desde 2014, e que aproveitavam noticias falsas para propagar malware nos utilizadores.

 

De acordo com os dados da empresa Check Point, mais de 10 mil utilizadores do Facebook podem ter sido afetados por esta campanha, sendo que a maioria terá sido infetada por um trojan conhecido como “RAT”, e que permite o total controlo do sistema de forma remota.

A campanha em questão e agora descoberta teria como alvo os utilizadores na Líbia, mas poderia chegar a praticamente qualquer utilizador na plataforma.

 

Apesar de o esquema não ser propriamente avançado, os atacantes estariam a aproveitar o seu acesso a sites e páginas reconhecidas, com bastantes seguidores, de forma a poderem ganhar mais credibilidade e assim infetarem mais facilmente potenciais utilizadores.

Foram também registados casos de o trojan ter infetado utilizadores na Europa, Estados Unidos e Canadá.

 

Os links maliciosos estariam a reencaminhar os utilizadores para ficheiros armazenados em sites como o Google Drive, Dropbox ou outros, e que uma vez descarregados poderiam comprometer os sistemas dos utilizadores apanhados no esquema.

 

Como sempre, os utilizadores são a primeira linha de defesa, e devem sempre ter atenção aos conteúdos que são acedidos e descarregados a partir da rede social.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech