1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android malware vírus

 

De acordo com um estudo realizado pela empresa Comparitech, uma vasta percentagem dos antivírus para Android possuem graves falhas de segurança ou privacidade, em apps que deveriam exatamente proteger os utilizadores destes casos.

 

De acordo com o estudo da empresa, foram testadas 21 das aplicações antivírus mais populares da Play Store, sendo que chegou-se à conclusão que mais de metade possui graves falhas de funcionamento.

Em alguns dos casos, as aplicações não foram capazes de identificar alguns vírus para Android bem conhecidos, e que deveriam estar presentes em praticamente todas as assinaturas de antivírus do sistema. Desta lista encontram-se as seguintes aplicações:

  • AEGISLAB Antivirus Free
  • Zemana Antivirus & Security
  • NQ Mobile Security & Antivirus Free
  • MalwareFox Anti-Malware
  • Antiy AVL Pro Antivirus & Security
  • Brainiacs Antivirus System
  • Tap Technology Antivirus Mobile
  • Fotoable Super Cleaner

 

Em alguns dos casos, estas aplicações estariam mesmo a recolher alguns dos hábitos de utilização dos sistemas onde se encontravam instalados, sendo estes vendidos a terceiros posteriormente.

 

Além disso, algumas das aplicações possuem falhas de segurança que, quando exploradas, podem levar a que os dispositivos fiquem vulneráveis a ataques externos. Em destaque encontra-se as apps de segurança da AEGISLAB, BullGuard e VIPRE Mobile, que possuem falhas que podem permitir o acesso de terceiros a informação no sistema.

 

Um dos exemplos encontra-se sobre o serviço de proteção web da app VIPRE, que pode levar a que terceiros consigam aceder à lista de contactos armazenados no Android. A mesma aplicação pode também ser explorada para apresentar notificações sobre software malicioso no dispositivo, quando o mesmo não se encontra realmente instalado.

 

No caso da aplicação da BullGuard, os investigadores descobriram também que permitia a terceiros recolher informações pessoais dos sistemas. Já nos serviços de proteção web da AEGISLAB foram descobertas falhas que permitiam executar remotamente código malicioso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech