1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

logo da nokia

 

A Nokia tem vindo a investir forte no mercado dos smartphones, sobretudo depois de se ter juntado à HMD Global. Com isto, a empresa manter o seu foco no mercado, e a entrada nas redes 5G pode ser uma das formas de realizar isso mesmo.

 

De acordo com o diretor de produtos da Nokia, Juho Sarvikas, a empresa encontra-se a preparar para o lançamento de um novo smartphone com suporte a redes 5G já no inicio de 2020, mas ao contrario do que tem vindo a acontecer com outros fabricantes, terá destaque uma coisa: o preço.

 

A empresa pretende lançar um dispositivo que venha a suportar as redes do futuro, mas que ao mesmo tempo esteja disponível a um preço bem mais competitivo que o de outras fabricantes no mercado. Quanto a possíveis preços o executivo apenas deixa a indicação que estes devem centrar-se entre os 500 e 600 euros.

 

De sublinhar que os dispositivos 5G atualmente disponíveis possuem preços bastante mais elevados, em torno dos 1000 euros, pelo que a descida será bem considerável. Ainda assim, resta saber como estas redes do futuro irão ser implementadas em larga escala, sendo que apenas agora estão a começar a surgir em algumas cidades e de forma muito limitada.

 

Sarvikas acredita também que o custo mais reduzido dos dispositivos poderá ser uma motivação para o maior desenvolvimento de produtos 5G. A maioria dos consumidores não adquirem estes produtos exatamente pelo preço final dos mesmos e pela falta de implementação das redes.

 

Em Portugal o cenário será ainda mais complicado, visto que apesar de estarem a ser feitos testes 5G, estes ainda estão longe de abranger uma grande parte do território nacional – na realidade, apenas estão disponíveis sobre zonas bastante limitadas e apenas em formato de teste no terreno.

 

Por enquanto, a aquisição de um smartphone 5G continua a ser um investimento algo desnecessário, tendo em conta a curta idade desta tecnologia no mundo real e junto dos consumidores. É provável que, a ser implementada em larga escala, isso ainda venha a demorar vários anos, período no qual deverão ter surgido muitos outros equipamentos no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech