1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

botnet

 

De acordo com os dados mais recentes, o botnet Smominru é atualmente uma das ameaças na internet em maior propagação, tendo infetado mais de 90.000 computadores em todo o mundo apenas no mês de Agosto.

 

Esta botnet foi criada com o objetivo de utilizar os sistemas infetados para a mineração de criptomoedas, bem como para o roubo de dados de login nos sistemas. Além disso, a rede pode também permitir aos atacantes acederem e utilizarem os sistemas como bem entenderem – por exemplo, para lançar ataques em larga escala.

 

De acordo com os dados da empresa de segurança Guardicore Labs, o botnet tem vindo a ser um dos que mais sistemas infetou em todo o mundo ao longo dos últimos meses – bem como as suas variantes entretanto descobertas. Este tenta infetar o máximo de computadores possíveis através da exploração da falha EternalBlue, existente em sistemas Windows, e onde é possível realizar ataques brute-force a vários serviços do sistema operativo.

 

Durante o mês de Agosto de 2019 terão sido infetados mais de 90.000 computadores em todo o mundo, em aproximadamente 4.700 novos sistemas infetados por dia. Entre os países com maior número de infeções encontra-se a China, Taiwan, Rússia, Brasil e os EUA, mas Portugal também surge na lista com um volume elevado de sistemas infetados.

 

lista países infetados

 

Depois de infetar um sistema, o malware tenta ainda realizar a infeção de outros sistemas na mesma rede, o que contribui para expandir ainda mais a infeção. O botnet possui como alvo sobretudo sistemas com o Windows 7 e Windows Server 2008, mas pode infetar praticamente qualquer versão do sistema.

Como sempre, é recomendado que os utilizadores tenham sempre uma solução de segurança ativa e atualizada nos seus sistemas para prevenir possíveis infecções.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech