1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

encriptação de mensagens

 

O Facebook, WhatsApp e várias outras aplicações de mensagens podem vir a ser forçadas pelas autoridades do Reino Unido a fornecerem acesso aos registos de conversas realizadas nestas plataformas, mesmo que as mensagens estejam encriptadas automaticamente pelos sistemas.

 

De acordo com o portal Bloomberg, as autoridades estariam a planear um acordo entre os EUA e o Reino Unido, com vista a permitir que o conteúdo das mensagens seja acedido em casos de necessidade maior. Como a maioria das empresas que fornecem este género de serviços encontram-se localizadas nos EUA, a medida poderia ter impacto sobre um vasto conjunto de plataformas bastante utilizadas pela Internet.

 

As autoridades do Reino Unido pretendem que o acesso seja fornecido em caso de suspeitas de pedofilia, terrorismo e outros crimes graves, e onde o conteúdo das mensagens poderia ser fundamental para garantir a condenação de potenciais suspeitos nos crimes.

No entanto, esta medida não quer dizer que a plataforma de mensagens venha a ter de entregar todas as comunicações encriptadas realizadas sobre a plataforma. Segundo Alex Stamos, que já trabalhou como chefe de segurança no Facebook, o acordo pretende facilitar a criação de ordens judiciais para a recolha destas informações, algo que já é realizado nos dias de hoje em caso de suspeitas graves de crimes.

 

Ou seja, as autoridades do Reino Unido não teriam um acesso global a todas as mensagens de cada uma das plataformas, mas sim a suspeitos que tenham sido visados em investigações, facilitando a tarefa para ambos os países.

 

Por sua vez, Will Cathcart, CEO do WhatsApp, confirmou no portal Hacker News que se encontra surpreendido com a noticia, alegando que não existe conhecimento interno da empresa sobre nenhuma mudança na forma como o envio de mensagens encriptadas é processado. Ou seja, não existe nenhum plano – pelo menos do WhatsApp – em alterar a forma como as suas mensagens são processadas e enviadas entre os utilizadores.

Foi também sublinhado que o WhatsApp considera a privacidade dos utilizadores um ponto bastante importante no funcionamento base da plataforma, e que em nenhum momento pretende comprometer o seu sistema de encriptação ponta-a-ponta para fácil acesso de terceiros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech