1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

AMD vs intel

 

O mercado dos processadores para desktop tem vindo a ficar bastante atarefado no mercado, com a AMD finalmente a conseguir dar a volta à Intel sobre o lançamento dos seus novos processadores Ryzen. Isso começa agora a verificar-se com mais incidência, sobretudo depois da Intel também começar a entrar num período mais perturbado a nível de vendas.

 

Não existem dúvidas que, nos últimos tempos, os processadores Ryzen da AMD estão a ser a tendência e preferência dos consumidores, fornecendo desempenhos acima da média e a preços consideravelmente mais atrativos do que os da Intel. Com isto, não será de estranhar que os números apontam para um crescimento considerável no número de vendas de sistemas com processadores da “equipa vermelha”.

 

De acordo com os dados da empresa Context, 12% dos mais de 5.242 milhões de computadores vendidos na Europa ocidental tinham processadores da AMD no seu interior, um crescimento de 7% face aos números obtidos o ano passado.

 

A empresa sublinha ainda que, com o foco cada vez maior dos consumidores sobre processadores AMD, os pedidos dos revendedores a chips da Intel também tem vindo a cair, com a produção dos mesmos a ser reduzida – o que terá impacto nos números finais da Intel.

O número de sistemas com processadores da Intel caiu cerca de 3.8% ao longo deste ano, em comparação com os números obtidos o ano passado. Isto também se traduz no número de cota em mercado que a empresa possui atualmente, passando dos 92% em 2018 para os atuais 86%.

 

Apesar de ainda serem valores consideravelmente estáveis para a empresa, certamente que deixam a desejar para os executivos da Intel. Esta sempre tinha vindo a manter uma posição de destaque junto dos consumidores no mercado desktop, com os seus processadores a fornecerem capacidades de processamento superiores e a serem a escolha principal para muitos sistemas. Porém, a AMD tem vindo a conseguir acompanhar este jogo no final, e sem duvida que a sua linha de processadores Ryzen foi uma das responsáveis por isso mesmo.

 

Os componentes mais baratos e com características igualmente de topo são o que agrada muitos consumidores, que no final optam pelos sistemas da AMD face aos da Intel.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech