1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google project treble

 

O Project Treble da Google pode ter sido lançado como forma de tentar reduzir a fragmentação do Android no mercado, mas vários anos depois do seu lançamento, este ainda se encontra longe de atingir o sucesso que se pretendia e ainda mais de superar os esforços da Apple nesse sentido.

 

A fragmentação do Android ocorre sempre que os utilizadores ficam sem capacidade de receberem as novidades das versões mais recentes do sistema operativo, seja por falta de atualizações dos fabricantes ou da disponibilidade das mesmas em modelos mais antigos de smartphones. Tendo em conta que o Android é uma plataforma aberta, mais smartphones e dispositivos em geral podem ficar “presos” em versões antigas do sistema sem possibilidade de upgrade.

 

Para tentar corrigir isso, a Google revelou o Project Treble em meados de 2017, juntamente com o Android Oreo. Esta nova atualização pretendia facilitar a disponibilização de atualizações para o sistema, tornando várias partes do mesmo em formato modular. Isto iria reduzir a necessidade de atualização por parte dos fabricantes e facilitar a tarefa de fornecer os updates aos utilizadores finais.

 

android atualização

 

O Project Treble foi também um dos responsáveis por impulsionar o Android 10 em mais dispositivos pouco depois de ter sido revelado. Em julho de 2018, pouco depois do lançamento do Android Pie, a versão do Android 8 Oreo encontrava-se instalada em 8.9% dos dispositivos Android. Para comparação, em meados de Agosto de 2019, pouco depois do lançamento do Android 10, o Android 9 Pie encontrava-se em 22.6% dos dispositivos.

 

Portanto, sem duvida que o Project Treble ajudou na integração das versões mais recentes do sistema em novos dispositivos, mas ainda assim encontra-se longe de atingir a meta a que se prometia. Além disso, a comparação mais direta com o iOS da Apple, existe ainda uma forte fragmentação quando se compara com o sistema da Apple, que por norma possui uma taxa de atualização para as versões mais recentes do sistema consideravelmente mais rápida e estável.

 

É também importante sublinhar que, ao contrario do que acontece com o Android, onde o sistema pode ser instalado em milhares de dispositivos diferentes, no caso da Apple o iOS encontra-se desenvolvido exclusivamente para um conjunto especifico de equipamentos, que se encontram dentro do seio da empresa. Isto certamente que ajuda a desenvolver o sistema e facilitar o processo de atualização em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech