1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware sistemas

 

Recentemente foi descoberta uma nova variante do ransomware MegaCortex, que se encontras a ser propagada fortemente pela internet. Esta nova versão, além de bloquear e encriptar os ficheiros dos utilizadores, pode também alterar a senha de acesso à conta do Windows e ameaçar com a possibilidade de envio dos dados para terceiros.

 

De acordo com a revelação partilhada no Twitter MalwareHunterTeam, foi recentemente descoberta uma nova variante do ransomware MegaCortex, que é capaz de se distribuir por vários sistemas na mesma rede através da exploração de falhas nos sistemas de partilha de ficheiros locais.

 

A nova versão do ransomware encripta os ficheiros principais dos utilizadores, colocando os mesmos sobre a extensão m3g4c0rtx. Além disso, a senha de acesso à conta do Windows também é modificada, sendo criada uma mensagem para o login que informa o utilizador acerca do ataque.

Na mensagem o utilizador é aconselhado a contactar um determinado email, onde é então realizado o pedido de pagamento para reaver o acesso aos ficheiros. A mensagem fornecida aos utilizadores informa ainda que, caso o pagamento do resgate não seja feito, os ficheiros irão ser colocados acessíveis publicamente.

 

mensagem do ransomware

 

Apesar de os investigadores não terem verificado nenhuma atividade de envio dos ficheiros para servidores remotos, é importante sublinhar que isso pode eventualmente ocorrer como parte da atividade do ransomware, deixando assim a possibilidade dos ficheiros serem acedidos por terceiros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech