1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

macOS com mascara de diabo

 

Os utilizadores de sistemas macOS talvez queiram ter atenção aos conteúdos que descarregam, sobretudo de fontes desconhecidas, tendo em conta uma nova campanha de malware que parece encontrar-se ativa contra os mesmos.

 

Recentemente foi descoberto um novo malware, apelidado "MacStealer" que como o nome indica, foca-se em roubar dados dos sistemas da Apple. Esta nova variante de malware foca-se em roubar dados de autenticação da iCloud Keychain, navegadores, carteiras de criptomoedas e de outras áreas sensíveis no sistema.

 

O malware encontra-se a ser vendido em plataformas da dark web, onde os seus criadores desenvolvem versões adaptadas do mesmo para os seus clientes, e podem vender os mesmos com preços em torno de 100 dólares.

 

Segundo os investigadores da empresa de segurança Uptycs, o malware encontra-se desenhado para correr desde o macOS Catalina até ao mais recente macOS Ventura. O mesmo encontra-se a ser promovido em várias plataformas da dark web, tendo começado a sua no início deste mês.

 

O vendedor deste malware aponta que o mesmo ainda se encontra na sua fase inicial de desenvolvimento, portanto é possível que este ainda venha a amadurecer nas futuras versões. No entanto, a versão que se encontra atualmente disponível certamente que possui a capacidade de criar danos para os utilizadores – e eventualmente pode ser usada para campanhas de roubo de dados sensíveis.

 

O preço relativamente baixo do malware para venda encontra-se associado com a falta de um “construtor” personalizado para o malware, e de um painel onde os atacantes possam controlar as infeções do mesmo.

 

Uma vez instalado nos sistemas, este malware foca-se em roubar os mais variados conteúdos, entre os quais conteúdos de navegadores como o Brave, Firefox e Safari, bem com diversos ficheiros de extensões conhecidas. O mesmo também é capaz de roubar os dados que se encontrem an Keychain dos utilizadores, e de enviar esses dados para sistemas remotos em controlo dos atacantes.

 

A melhor forma de prevenção para os utilizadores continua a ser de terem atenção aos locais de onde descarregam as suas aplicações, evitando fontes que sejam desconhecidas ou pouco confiáveis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech