1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Xiaomi smartphone

 

Se utiliza um dispositivo da Xiaomi e o Google Play Protect, é possível que tenha recebido recentemente um alerta para a existência de uma app maliciosa no sistema. Ao que parece o problema encontra-se sobre uma app pré-instalada sobre praticamente todos os dispositivos da Xiaomi no mercado.

 

A aplicação em questão será a “Quick Apps” e encontra-se a ser marcada pelo sistema de proteção da Google como sendo uma aplicação de conteúdo malicioso. Apesar de a app não se encontrar disponível para instalação na Play Store – uma vez que faz parte do sistema da Xiaomi – ainda assim o sistema da Google realiza a analise por malware de todas as apps instaladas, e consequentemente está agora a marcar esta app da Xiaomi incorretamente.

 

Esta aplicação possui mais de 55 permissões no sistema, e parece que este é um dos motivos pelo qual a mesma se encontra a ser marcada como maliciosa. Na informação apresentada pelo Play Protect o utilizador é informado que a app pode recolher dados pessoais do mesmo, mas como se encontra instalada diretamente na partição do sistema do dispositivo, também não é possível remover a mesma.

 

google play protect xiaomi

 

No entanto, ainda é possível desativar a mesma. A Quick Apps aparenta ser uma app da Xiaomi utilizada para partilhar informação com anunciantes, e que no final é utilizada para apresentar publicidade aos utilizadores dentro do sistema. A sua desativação não deverá causar nenhum problema no uso do sistema.

 

De relembrar que a Google recentemente anunciou a parceria com algumas empresas de segurança, com vista a aumentar o sucesso na deteção de ameaças por parte da Play Store e do Google Play Protect. É possível que este falso positivo seja consequência deste apoio das entidades externas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech