1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

presidente russia

 

O Windows XP, lançado em 2001 pela Microsoft, pode ser considerado um sistema desatualizado face aos padrões atuais. No entanto este foi um verdadeiro sucesso quando lançado pela empresa – tendência que se manteve até muito tempo depois do seu fim de suporte oficial.

 

Até ao final de Abril deste ano ainda existiam versões do Windows XP – a maioria para fins profissionais em empresas – que recebiam suporte, e a Microsoft foi mais além ao fornecer também uma atualização para evitar a propagação do ransomware WannaCry no sistema.

No entanto, um dos locais onde menos se esperava encontrar esta antiga versão do Windows seria num escritório de um chefe de estado. Neste caso do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

 

De acordo com fotos partilhadas pelo Kremlin, Putin ainda utiliza no seu escritório um sistema que possui o Windows XP como base de funcionamento. Isto foi confirmado mais tarde pelos porta-voz do governo, que indicam que Putin utiliza este sistema no palácio do governo e na sua residência oficial, na região de Novo-Ogaryovo.

 

foto presidente russia

 

As imagens demonstram claramente a icónica barra de tarefas do Windows XP, no seu tom azul e verde, em conjunto com um wallpaper da região da Rússia. O motivo para ser utilizado este sistema oficialmente não é conhecido, mas é algo que levanta sérias questões sobre a segurança do governo na região.

 

O Windows XP, como referido, é um sistema em fim de vida, que deixou de receber atualizações de forma oficial. Além disso, existem muitos programas que deixaram de ser compatíveis com o mesmo, e muitas tecnologias que não funcionam corretamente neste – por exemplo, sistemas de encriptação ou chaves utilizadas por muitos websites na internet atual.

 

Com isto, a utilização de um sistema desatualizado pode deixar o presidente da Rússia vulnerável a ataques ou outros esquemas. Isto será ainda mais grave num pais que está a projetar desenvolver a sua própria internet local, controlada pelo governo e sem acesso ao resto do mundo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech