De tempos a tempos surgem notícias sobre como sistemas operativos antigos, e descontinuados, ainda se encontram a ser largamente usados em sistemas em produção – até mesmo por grandes empresas. Seja pela estabilidade que fornecem, ou por terem sido criados de tal forma que não se pode alterar o sistema base, ainda existem muitos sistemas a usar software desatualizado.
E ao que parece, na Alemanha, existem ainda sistemas que estão a usar o antigo Windows for Workgroups 3.11. De acordo com o portal Heise Online, existem sistemas da infraestrutura ferroviária do pais que ainda se encontram em servidores contendo o antigo sistema Windows for Workgroups 3.11 da Microsoft.
Esta indicação surgiu depois de uma oferta de emprego, para a empresa responsável pelos transportes ferroviários no pais, ter indicado que estaria à procura de engenheiros com conhecimentos no Windows 3.11 for Workgroups.
A principal tarefa deste posto seria para os interessados manterem o sistema operativo em funcionamento. De relembrar que o Windows 3.11 for Workgroups foi originalmente lançado em Novembro de 1993. A publicação de oferta de emprego indica ainda que este sistema encontra-se a ser ativamente usado pela empresa.
Algumas fontes apontam que estes sistemas podem ainda encontrar-se em funcionamento sobre algumas das redes ferroviárias mais antigas do pais, onde podem lidar com tarefas de processamento de linhas e de tráfego em tempo real.
Estas linhas foram construídas na altura aproximada em que o Windows 3.11 for Workgroups estaria a ser lançado, e possivelmente, na altura, foram criadas de tal forma que o upgrade para sistemas mais recentes será algo bastante complicado ou até mesmo impossível de se realizar.
A procura de emprego foi colocada pela empresa Siemens Mobility, a qual terá confirmado a legitimidade da mesma. Obviamente, isto não quer dizer que todos os sistemas estejam a usar este sistema antigo, e existem fortes desenvolvimentos feitos com novos sistemas e tecnologias. No entanto, será interessante de ver como ainda existem alguns sistemas ativos com uma versão tão antiga do Windows.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!