1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Yandex com bandeira da Rússia

 

O Yandex é considerado o motor de pesquisa alternativo ao Google para a Rússia, com uma grande fatia neste mercado. No entanto, de forma recente, um leak do código fonte do mesmo tem vindo a fornecer novas informações sobre a empresa.

 

O leak do código fonte ocorreu no passado dia 25 de Janeiro, quando alguém publicou 45GB de dados associados ao código fonte de vários serviços da Yandex, incluindo do seu motor de pesquisa.

 

Agora que os dados se encontram a ser analisados, novas informações apontam que o motor de pesquisa realiza algumas alterações sobre a forma como são feitas pesquisas sobre Vladimir Putin.

De acordo com o portal Meduza, que analisou o código fonte disponibilizado no leak, a Yandex realiza algumas alterações nos resultados com vista a favorecer a imagem de Putin. Isto inclui o bloqueio de certos resultados que podem mostrar conteúdos que prejudicam a imagem do presidente russo.

 

Como exemplo, o código fonte demonstra que o motor de pesquisa do Yandex tenta ocultar resultados de pesquisa que conjugam termos ofensivos com o nome de Putin, apresentando em alternativa conteúdos que tentam melhorar a sua imagem.

 

É importante notar que a Yandex sempre teve uma próxima relação com a Rússia, não apenas por ser o pais onde a empresa se encontra sediada, mas também para onde a mesma fornece uma grande parte dos seus serviços. Com isto, a empresa encontra-se igualmente regida pelas leis locais, que garantem um forte controlo sobre os conteúdos que podem ser acedidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech