A Inteligência Artificial tem vindo a ser cada vez mais marcante na sociedade, mas isso também abre portas para alguns problemas que podem ocorrer sobre o uso desta tecnologia em larga escala.
Sundar Pichai, CEO da Google, expressou recentemente as suas preocupações relativamente ao uso da tecnologia da IA em larga escala, e em comunicado ao portal Financial Times afirma que o setor necessita de ser regulamentado de alguma forma e com urgência.
Para Pichai, as empresas não podem simplesmente construir as novas tecnologias baseadas em IA e deixar o mercado forçar a decisão sobre como elas devem ser utilizadas. Necessitam de ser estabelecidas regras e termos para o que cada novo desenvolvimento será utilizado e como, bem, como estabelecer os limites razoáveis mas permitindo o acesso à tecnologia para todos.
As preocupações do CEO da Alphabet e da Google centram-se mais no formato em como estas novas tecnologias podem vir a ser utilizadas no futuro para casos de vigilância em massa ou violações dos direitos humanos. Sistemas de reconhecimento facial e deepfakes são dois claros exemplos onde esta tecnologia pode ser utilizada de forma abusiva.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!