1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple logo em carregamento

 

O Windows sempre foi conhecido como um dos sistemas onde existia um valor mais elevado de malwares. No entanto, nos últimos tempos essa tendência parece ter vindo a alterar-se, com um novo nome a chegar ao topo.

 

De acordo com os dados da empresa de segurança Malwarebytes, o macOS registou, pela primeira vez na historia, um volume de malwares existentes mais elevado do que os do Windows. Durante o ano de 2019 foram registados quase 400% mais malwares para macOS do que em comparação com o ano anterior, superando mesmo os números existentes para Windows.

 

Durante 2019, o macOS teve cerca de 11 géneros de malware desenvolvidos por cada utilizador do sistema, em comparação com o Windows que teve apenas 5.8. Apesar de o volume elevado de sistemas Windows ter impacto sobre o valor final, é importante notar que o macOS obteve um valor de 4.8 malwares existentes por utilizador em 2018.

 

dados de segurança sobre malware em macos e Windows

 

O relatório também indica que um dos motivos para este aumento pode estar ligado ao crescimento de utilizadores no ecossistema da Apple. Com mais utilizadores, o sistema tem vindo a tornar-se também um dos alvos preferidos dos criminosos, onde os programas maliciosos podem afetar mais utilizadores – mesmo que o Windows ainda se mantenha à frente neste campo.

A maioria dos malwares desenvolvidos para o macOS são Adwares e PUPs, na sua maioria relacionadas com os navegadores e para apresentação de publicidade no sistema. O mais comum neste campo foi o adware NewTab, que redireciona os utilizadores para links de afiliados e publicidade sempre que iniciam o navegador.

 

géneros de malware para macos

 

Apesar de os vírus existes para Mac ainda serem relativamente simples, é sempre importante para os utilizadores terem cuidado durante a navegação pela Internet. Sobretudo especial atenção se for um novo utilizador de sistemas Mac, que muitos malwares aproveitam para explorar possíveis desconhecimentos do sistema e para se instalarem nos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech