1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Computadores com pessoas a utilizarem

 

Ao longo dos últimos meses tem vindo a ser descobertos cada vez mais casos de dados comprometidos por intermédio da má configuração de servidores cloud. E de acordo com um recente relatório da empresa DivvyCloud, este valor pode ser surpreendentemente elevado.

 

Tendo em conta todos os dados recolhidos de ataques em sistemas entre 2018 e 2019, mais de 33.4 mil milhões de registos foram expostos, num total de quase 5 triliões de dólares em prejuízos para as empresas envolvidas.

O número de ataques realizados para expor dados de utilizadores com base em servidores cloud incorretamente configurados também aumento cerca de 80% durante o mesmo período de tempo, algo que se espera também vir a aumentar ao longo dos próximos meses.

 

Brian Johnson, co-fundador da DivvyCloud, afirma que os ataques a sistemas mal configurados de servidores cloud tem vindo a ser a noticia dos últimos meses, com cada vez mais ataques deste género a causarem o roubo de dados e informações pessoais a milhões de utilizadores. Todos os dias centenas de pequenos servidores são atacados, que num plano mais abrangente, resulta em milhares de dados que podem ser diariamente comprometidos.

 

Alguns destes dados nem chegam a ser sequer tornados públicos de imediato, e podem permanecer “ocultos” durante vários meses ou anos, até que mais tarde surgem em listas publicas que são vendidas em lados escuros da Internet.

 

Entre as empresas que mais sofrem com ataques encontram-se as relacionadas com o ramo da tecnologia, que representa 40% de todos os ataques realizados. Seguem-se empresas relacionadas com o foro médico, financeiro e governamental.

Falhas nas configurações de servidores Elasticsearch fazem parte de 20% de todos os ataques realizados durante o período em analise, e espera-se que este número venha a aumentar consideravelmente nos próximos tempos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech