No inicio de Fevereiro, a Essential, empresa fundada por Andy Rubin, anunciou que iria encerrar as suas atividades. Esta medida era algo que estava praticamente previsto, tendo em conta o fracasso nas vendas do seu único smartphone no mercado, o Essential PH-1.
No entanto, apesar de estar em processo de encerramento, parece que ainda existe uma ultima novidade para os donos do dispositivo. Além de vir a receber a sua ultima atualização oficial – que vai contar com o patch de segurança de Fevereiro diretamente da Google – a empresa pode ainda fornecer o Android 11 para os utilizadores.
Jean Baptiste-Theou, engenheiro de software na Essential, revelou que a versão final do Android 11 para o PH-1 encontra-se apenas a aguardar a aprovação interna, e quando estiver concluída irá ser lançada publicamente para os interessados em instalar a mesma.
Esta será uma versão GSI do Android 11, ou seja, a versão base do sistema sem qualquer género de modificação por parte da empresa – mas que irá encontrar-se adaptado para funcionar no PH-1.
Obviamente, os utilizadores terão de instalar esta versão manualmente, pelo que não é um processo aberto para todos. A mesma não vai ser fornecida sobre o sistema OTA do equipamento, e mesmo depois de lançada, é importante ter em conta que podem existir bugs ou falhas que provavelmente não vão ser resolvidos.
Porém, ao fornecer este código publicamente, a empresa também permite que modders lancem as suas próprias ROMs personalizadas baseados no mesmo, o que pode dar uma nova vida ao equipamento para o futuro, mesmo que a empresa esteja em fase de encerramento.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!