O Firefox Monitor é uma funcionalidade da Mozilla que permite aos utilizadores verificarem, de forma simples e rápida, quais os serviços onde os seus emails e senhas possam ter sido comprometidos.
Este serviço foi lançado em meados de 2018, e no mesmo ano foi também integrado como algo padrão do Firefox e para todos os que tenham contas no mesmo. Este serviço baseia-se na analise dos emails para verificar se os mesmos foram comprometidos em bases de dados recentes publicadas na Internet.
A plataforma suporta também o registo de contas, que além de uma monitorização e alerta permanente, agora conta também com uma nova funcionalidade.
Para que os utilizadores não vejam recorrentemente as mesmas falhas na listagem, é agora possível marcar certos vazamentos de dados como “Resolvidos”. Esta função oculta esse vazamento específico da listagem, sendo considerado como seguro.
A medida apenas deve ser realizada se a senha ou conta utilizada nessa plataforma afetada tenha sido corrigida. Obviamente, ainda é possível continuar a aceder a toda a informação do roubo de dados mesmos que a opção seja marcada.
Isto deve ajudar os utilizadores a organizarem as suas contas para identificar mais rapidamente novos casos onde as suas senhas possam ter sido comprometidas. E como sempre, não deixa de ser recomendado o uso de um gestor de senhas, para evitar que um roubo possa afetar outras contas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!