1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Proteção contra malware

 

Os utilizadores do Microsoft Defender no Windows agora possuem uma nova funcionalidade de segurança, focada em evitar o roubo de senhas do sistema pelo processo LSASS (Local Security Authority Server Service).

 

Um dos métodos mais comuns para roubar a senha de utilizadores no Windows encontra-se na exploração do processo LSASS, uma técnica bem conhecida. Através da exploração da memória deste processo, é possível obter-se detalhes sobre as contas de utilizadores, e as senhas associadas.

 

Isto acontece porque o processo é o responsável por conter as hashs NTLM, que são as credenciais do Windows para os utilizadores com sessão iniciada no mesmo. A partir dai, tendo a hash, será apenas uma questão de tempo até que seja possível obter a senha completa do utilizador.

 

Este ataque era usado por alguns programas de malware no mercado, portanto faz todo o sentido que o Defender agora tenha esta camada adicional de segurança. Para todos os utilizadores do mesmo, e por padrão, este vai passar a contar com a proteção do processo ativa, impedindo que processos terceiros possam aceder sem permissão.

 

Para os utilizadores, no final, isto converte-se em melhor segurança e evita possíveis roubos de dados do sistema, sobretudo se a máquina estiver infetada. A Microsoft afirma ainda que esta opção não tinha sido ativada no passado por efeitos de compatibilidade – a empresa pretendia ter certeza que não existiam problemas da ativação desta funcionalidade, sobretudo com efeitos que pudessem causar problemas em outras aplicações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech