O Microsoft Defender tem vindo a ficar atrás da competição no que respeita ao desempenho e proteção, com várias das principais plataformas de teste de antivírus no mercado a darem notas abaixo da expectativa ao software.
No entanto, nem tudo parece mau para o software de segurança nativo do Windows 10 e Windows 11. Ao que parece, o Defender obteve um resultado positivo no que respeita à proteção contra ransomware do portal AV-TEST.
É importante notar que este género de testes não explora todo o género de malware que existe no mercado, mas é um bom ponto de partida para analisar a proteção que um determinado antivírus fornece sobre o sistema.
E no que respeita a proteção contra ransomware, os testes da AV-TEST demonstram que o Defender tem vindo a melhorar consideravelmente. O Microsoft Defender junta-se na lista de 12 outros programas de segurança que foram considerados bons em nível de proteção contra ransomware, tendo sido capazes de identificar e bloquear o mesmo.
Da lista fazem parte os nomes:
- Avast
- AVG
- Bitdefender
- F-Secure
- G DATA
- K7 Computing
- Kaspersky
- Microsoft
- Microworld
- NortonLifeLock
- PC Matic
- VIPRE Security
No caso específico do Defender, o software de segurança foi capaz de identificar os ataques de ransomware numa fase bastante inicial do ataque, o que permitiu também ao programa bloquear a exploração das falhas e encriptação de ficheiros numa fase bastante inicial.
Apesar de o Defender ainda não ser perfeito a nível da proteção que fornece sobre o sistema, os avanços que a Microsoft tem vindo a realizar no mesmo são certamente de louvar, e capazes de criar uma solução de segurança relativamente aceitável para os utilizadores dos sistemas mais recentes do Windows.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!