1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware russia

 

Esta dica poderia ser colocada numa lista do “Top 10 das medidas de segurança mais parvas”, mas a verdade é que possui um certo fundamento – e talvez seja melhor continuar a ler para perceber o motivo.

 

A Internet é um meio inseguro, e não é muito difícil de se encontrar esquemas ou conteúdos maliciosos ao clicar de um link. Obviamente, a navegação com um programa de segurança atualizado e confiável é sempre algo que recomendamos... mas segurança nunca é demais.

 

Se existe uma forma de poder ter uma camada adicional de segurança no sistema, e totalmente gratuita, porque não? O TugaTech possui uma: instale o pacote de idioma Russo no seu sistema Windows.

 

Mas porquê?

Vamos explicar. Nos últimos tempos temos vindo a verificar um aumento considerável no número de ataques com origem em ransomware. É uma prática lucrativa para os atacantes, ao mesmo tempo que causa grandes prejuízos para quem é afetado.

 

Ao mesmo tempo, também têm vindo a surgir várias notícias sobre grupos de ransomware que vão tendo os seus responsáveis detidos, como é o caso do grupo REvil recentemente. E se olharmos para estas detenções, existe um padrão bastante comum: a maioria foi feita na Rússia.

 

Rússia bandeira

 

Isto possui uma explicação. A legislação russa sobre ciberataques é consideravelmente mais leviana do que a existente nos restantes países, sobretudo para quem realiza esses mesmos ataques. Obviamente, isto será um aclamativo para atacantes, que baseiam muitas das suas operações na Rússia.

Estas leis mais “leves” possuem no entanto algumas clausulas – não estabelecidas propriamente como “lei”, mas como conhecimento urbano. A maioria das autoridades russas não realizam investigações aprofundadas a casos de ciberataques... se quem realiza os mesmos não atacar empresas ou cidadãos na Rússia.

 

Ou seja, se um grupo ou atacante não se focar em ter as suas atividades a afetar empresas sediadas na Rússia, então existe uma maior probabilidade de não se ter tantos problemas com a lei – isto não torna o ataque legal, obviamente. Mas a diferença é considerável, e é algo que estes grupos aproveitam.

 

Existe bastante malware que se foca em infetar utilizadores em vários países, mas ao mesmo tempo possui também ele “verificações” para não infetar sistemas que estejam localizados na Rússia, desde verificações da localização GPS ou... acertou... a verificação dos pacotes de idiomas instalados no sistema.

 

Existem muitas variantes de ransomware e malware em geral que, antes de realizarem qualquer ataque, verificam se o utilizador possui o idioma russo instalado no sistema, e se tal acontecer, suspendem o ataque.

 

O mais interessante será que nem necessita de usar propriamente o idioma, basta que o pacote do idioma esteja instalado no sistema para tal. De longe isto impede todo e qualquer ataque, e tão pouco a instalação de malware e ransomware nos sistemas em todas as suas variantes... mas é uma pequena camada que pode fazer, sem grande trabalho, e permite ter um extra de segurança. Portanto, porque não?

 

> Como instalar o pacote de idioma russo

 

A instalação do pacote de idiomas é bastante simples de ser feita. Bastará aceder às Definições do Windows > Hora e Idioma > Linguagem e Região.

Nesta opção, carregue sobre “Adicionar um idioma” e pesquise pelo “Russo”. Feito isto, basta seguir os passos.

 

pacote de idioma russo

 

Certifique-se que não marca a opção de Definir o Idioma como apresentação do Windows, ou vai alterar o idioma principal do sistema.

Feito isto, basta aguardar que o pacote de idioma seja descarregado para o sistema, o que pode demorar alguns minutos.

 

> Continue a ter atenção...

 

Como referido anteriormente, esta pequena "dica" não vai impedir todo e qualquer malware de se instalar no sistema, portanto não deve ser nunca vista como uma alternativa a meios de segurança, tanto em nível de software de segurança no sistema, como de backup e próprias práticas seguras de navegação online.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech