1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD ryzen threadripper

 

Parece que não são apenas os processadores da Intel que estão sujeitos a falhas potencialmente comprometedoras. Recentemente um conjunto de investigadores descobriram novas falhas que afetam também todos os processadores da AMD lançados nos últimos nove anos.

 

Investigadores da Graz University of Technology revelaram a descoberta de uma falha em vários processadores da AMD, que foram lançados pela empresa desde 2011, passando mesmo por alguns dos modelos da linha Ryzen mais recentes. Apelidada de “Take A Way” esta falha pode permitir o acesso indevido à Level 1 cache, potencialmente comprometendo dados que se encontrem na memória do sistema.

 

Ao contrário do que acontece nos processadores da Intel, porém, esta falha pode ser facilmente explorada diretamente dos sistemas operativos, e até por meio remoto com intermédio de um navegador e sites maliciosos. Os investigadores conseguiram explorar a falha através de navegadores como o Chrome ou Firefox, e pode ser praticamente aplicado o mesmo formato em qualquer navegador.

 

Apesar de ainda ser uma falha consideravelmente inferior ao que se verificava com o Meltdown ou Spectre, esta pode ser facilmente explorada e não deve demorar muito para que comecem a surgir os primeiros casos de exploração das mesmas.

 

Felizmente a falha pode também ser corrigida através de atualizações tanto a nível do hardware como do próprio software, apesar de os investigadores ainda não terem certezas se estas correções terão algum impacto no desempenho final dos processadores – como acontece com as falhas anteriormente indicadas.

 

Estas falhas terão sido descobertas pelos investigadores, e relatadas à AMD, em meados de Agosto de 2019, mas a empresa tem vindo a ser lenta no tratamento da mesma, e até ao momento ainda não comentou oficialmente o problema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech