Juntamente com a nova linha do iPhone 14 e 14 Plus, a empresa também revelou os novos “pesos pesados”: o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.
Os dois novos modelos chegam com algumas das maiores alterações que foram feitas no iPhone praticamente desde 2017, quando a empresa apresentou o iPhone X. Pela primeira vez vamos ter alterações consideráveis no sensor das câmaras, além do mais recente chip A16, juntamente com suporte a Always on Display.
A principal mudança começa logo no ecrã. Estes novos modelos vão encontrar-se disponíveis com ecrãs de 6.1 e 6.7 polegadas, mas ao contrário das gerações anteriores a Apple decidiu deixar de lado a notch, passando a adotar o novo formato.
O mais interessante será que a empresa não se ficou por alterar o formato, mas sim aproveitar o mesmo para ter alguma utilidade para os utilizadores. No que a empresa apelida de “Dynamic Island”, este novo sistema pode usar o formato da notch para apresentar diversa informação útil para os utilizadores no uso do sistema.
Como exemplo, caso o utilizador esteja a confirmar algum pagamento via o FaceID, a notch vai adaptar-se para apresentar essa informação. Ou a reproduzir uma música, pode ativar rapidamente o leitor multimédia a partir dessa zona.
No geral, esta nova Dynamic Island pretende ser uma forma de usar o sistema da notch para mais do que apenas ficar ali no ecrã.
No entanto, junto com a notch, a empresa realizou também algumas mudanças internas, tendo colocado o sensor de proximidade atrás do ecrã, ficando apenas a notch e alguns sensores na área reservada para a notch visível.
Outra grande novidade encontra-se no modo always-on display, que finalmente vai encontrar-se disponível. Este modo permite que o utilizador ainda tenha a capacidade de verificar informações no ecrã a qualquer momento, bem como possa interagir com os widgets que se encontrem no ecrã de desbloqueio – e que se integram diretamente com o iOS 16.
Mas passando para o interior, o novo iPhone 14 Pro e Pro Max conta com o mais recente processador A16 Bionic da empresa.
A Apple garante que o novo A16 é o processador mais rápido existente num smartphone atualmente no mercado, tendo apresentado um gráfico de comparação, onde indica apenas a “competição” como comparação direta.
No entanto, a empresa sublinha que o novo chip é até 40% mais rápido que o melhor processador da competição no mercado – embora se desconheça exatamente a qual modelo a empresa se refere, no bom estilo da Apple.
O novo A16 conta com seis cores no total, sendo dois focados para desempenho e quatro para eficiência. Isto permite ao chip ter ainda mais eficiência energética, o que se traduz em redução no uso da bateria.
A nível das câmaras, aqui é onde se verifica a maior alteração. Pela primeira vez, a Apple vai integrar um novo sensor de 48 MP, que deverá permitir capturar conteúdos com ainda mais qualidade.
A câmara ultra-wide também foi melhorada, sendo um sensor de 12 MP, mas adaptada para ter ainda mais qualidade em ambientes com pouca luz.
Existe um novo modo de 2x na lente telefoto, que a empresa garante permitir capturar mais conteúdos usando o sensor.
Também o formato ProRAW recebeu melhorias, sobretudo para tirar proveito do novo sensor de 48 MP, sendo agora capaz de capturar conteúdos com essa resolução. Isso deve traduzir-se em imagens mais nítidas e com maior detalhe, mesmo quando se aplica zoom nas mesmas.
O novo iPhone 14 Pro vai encontrar-se disponível a partir de 999 dólares, e o iPhone 14 Pro Max por 1099 dólares. As encomendas vão iniciar-se no dia 9 de Setembro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!