As chaves electrónicas são algo fundamental para o dia a dia de milhões de veículos em todo o mundo. No entanto, foram recentemente descobertas um conjunto de vulnerabilidades que podem permitir a replicação de chaves em milhares de fabricantes.
Investigadores da KU Leuven na Bélgica e da Universidade de Birmingham no Reino Unido indicam que uma falha no sistema de encriptação das chaves de fabricantes como a Toyota, Hyundai e Kia podem colocar em risco milhares de veículos em todo o mundo.
A falha encontra-se sobre o sistema DST80, criado pela Texas Instruments, que pode ser facilmente invadido com um transmissor Proxmark RFID. Este transmissor especifico pode recolher as chaves e ondas rádio, o que posteriormente permite descodificar os conteúdos das mesmas – e assim replicar o sinal por outros meios.
O sistema do DST80 encontra-se instalado num vasto conjunto de veículos no mercado, de diferentes fabricantes. Os investigadores afirmam que todo o sistema para roubar os conteúdos das chaves pode ser adquirido a partir do eBay, ao ponto que o método para realizar a experiência passou exatamente por realizar todas as encomendas a partir do portal de compras online.
Os investigadores acreditam que a falha não se encontra especificamente na tecnologia DST80, mas sim na forma como os fabricantes os integram nas viaturas, que abrem portas a possíveis problemas de descodificação dos conteúdos.
Em resposta, a Toyota afirma que o processo de clonagem pela exploração desta falha é possível, mas extremamente complicada de ser feita. Já a Hyundai afirma que o problema apenas afeta modelos de veículos vendidos nos EUA, e que se encontra a ser investigada a forma de corrigir o mesmo. A Kia e Texas ainda não se pronunciaram sobre o problema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!