1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Inteligência artificial

 

A Inteligência Artificial tem vindo a ser consideravelmente melhorada nos últimos anos, ao ponto que, hoje em dia, é possível de a encontrar em diversos formatos e sistemas diferentes.

 

Apesar de ainda ser longe de perfeita, a grande maioria dos sistemas de IA são bastante fiáveis em detetar objetos numa determinada cena. Porém, um conjunto de investigadores da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, descobriram uma forma inovadora de contornar estes sistemas de deteção de objetos e pessoas numa cena – bastando para tal pendurar uma imagem no pescoço.

 

Os investigadores demonstraram como, utilizando apenas uma pintura colorida a nível da cintura, é possível evitar que um sistema de IA detete a pessoa em questão. Este conceito funciona uma vez que a pintura serve como “desfasamento” para a IA detetar o corpo inteiro de uma pessoa.

 

 

Conjuntos de cores diferentes não costumam fazer parte de um ser humano, motivo pelo qual implementar uma pintura colorida a meio do corpo consegue enganar os sistemas de IA em detetar um corpo.

Além disso, tendo em conta que sistemas de IA aprendem conforme vão reconhecendo as imagens, os padrões coloridos são suficientes para enganar este método – uma vez que a aprendizagem do corpo humano não engloba estas pequenas variações.

 

O método é certamente interessante de se verificar, mas ainda se desconhece como é que será tratado no mundo real e se realmente pode enganar todos os tipos de sistema baseados em IA ou apenas os que foram utilizados pelos investigadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech