1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware em chip

 

Um grupo de investigadores revelou ter descoberto uma nova infraestrutura, potencialmente usada por um novo spyware no mercado, e que pode afetar utilizadores em mais de 11 países diferentes.

 

Apelidado de “Predator “, este novo spyware pode ter uma variante comercial, e acredita-se que tenha como alvo utilizadores em vários países. Tratando-se de um spyware comercial, terá sobretudo como alvo personalidades de relevo, como jornalistas e políticos, de onde se pretenda obter informação dos mesmos.

 

Este spyware é conhecido como tendo sido desenvolvido pelo grupo Intellexa, e estará a ser distribuído desde 2019, tanto para Android como iPhone. O mesmo pode obter acesso ao microfone, câmara, contactos, mensagens, fotos e vídeos, entre outros conteúdos que possam encontrar-se nos dispositivos dos utilizadores.

 

Este é considerado como bastante invasivo, e deixa poucos traços das suas atividades nos dispositivos, o que o torna complicado de analisar completamente. O Predator é distribuído sobretudo através da exploração de falhas e vulnerabilidades em outras aplicações, tendo como objetivo alvos diretos.

 

Os investigadores afirmam agora ter descoberto uma nova infraestrutura, que estará a ser ativamente usada para campanhas de espionagem em alvos de países como Angola, Indonésia, Mongólia, Filipinas, Egipto e outros.

 

Acredita-se que as vítimas são levadas a descarregar o conteúdo malicioso para os seus dispositivos em campanhas de phishing ou spam, ou direcionados diretamente para conteúdos que podem ser do seu interesse, mas onde o objetivo seja levar à instalação do malware.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech