A Samsung tem vindo a desenvolver os seus próprios SoC faz algum tempo. A linha dos Exynos foi originalmente lançada em 2010, e a empresa tem vindo a lançar alguns dispositivos no mercado que contam com estes chips como base de funcionamento.
Apesar de a Samsung estar contente com o progresso desta linha de chips, os consumidores por outro lado não vão de encontro às mesmas ideias. Tanto que, de forma recente, foi criada uma petição para que a Samsung deixe inteiramente de lado a produção de SoC da linha Exynos, focando-se invés disso no uso de componentes da Qualcomm.
Um dos motivos para esta petição encontra-se na diferença considerável de desempenho que se verifica entre os dois processadores. Os chips da Qualcomm tendem a ter um desempenho consideravelmente superior em certas tarefas e chegam mesmo a ser consideravelmente superiores na redução do consumo energético, algo importante em dispositivos móveis.
Além disso, os chips da linha Exynos tendem também a ter temperaturas de funcionamento superiores, além de uma qualidade final nas fotos diferente das alternativas da Qualcomm. Isto é algo que, sem dúvida, não será recente. Existem vários testes realizados ao longo dos últimos anos que demonstram claramente diferenças entre dispositivos com chips da Exynos e da Qualcomm, com a vasta maioria dar vantagem ao segundo.
Atualmente a petição conta com cerca de 18.000 assinaturas, mas ainda não existe nenhum comentário por parte da Samsung sobre a mesma – e será improvável que a empresa venha a deixar de lado a produção do seu processador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!