Uma entidade bancária na Europa foi recentemente alvo de um dos maiores ataques DDoS registados em toda a historia, com mais de 809 milhões de pacotes por segundo.
O ataque foi registado e mitigado pela empresa Akamai no passado dia 21 de Junho. Apesar de não ter sido um dos ataques com a maior largura de banda, que apenas atingiu os 418Gbps, foi um dos que registou um dos maiores valores a nível de pacotes por segundo – outro ponto de impacto para um ataque DDoS bem sucedido.
A empresa não relatou qual a empresa afetada pelo ataque, limitando-se a referir que será uma grande entidade financeira da Europa. O ataque foi relativamente rápido, com a duração total de apenas 10 minutos, mas o suficiente para ser considerado um dos maiores de sempre.
Apesar de ainda ser desconhecida a origem do ataque, acredita-se que o mesmo tenha sido realizado como teste a um novo botnet que ainda se encontra adormecido. Devido ao elevado numero de pacotes por segundo, acredita-se que a rede seria composta maioritariamente por dispositivos de baixo porte nas redes locais - como dispositivos da internet das coisas.
De notar que o recorde anterior sobre um ataque direccionado aos pacotes, e sobre a Akamai, encontrava-se em cerca de 385 milhões de pacotes por segundo. Este aumento considerável será sem duvida preocupante, tendo em conta que é mais do que o dobro do anterior.
Para comparação, o maior ataque direcionado à largura de banda encontra-se atualmente nos 2.3Tbps, e foi mitigado pela infraestrutura da Amazon Web Services.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!