1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google Chrome logo

 

O Google Chrome ainda possui a reputação de ser um dos navegadores mais “exigentes” a nível de recursos, o que se traduz também num dos que mais energia gasta sobretudo em dispositivos portáteis. Isto possui como consequência um elevado impacto a nível da bateria.

 

No entanto, parece que a empresa encontra-se agora a preparar algumas mudanças que podem ajudar neste ponto. De acordo com o portal TheWindowsClub, as mais recentes versões do Chrome possuem agora uma nova funcionalidade em testes que permite reduzir drasticamente o consumo de energia do navegador – sobretudo das abas em segundo plano.

A nova funcionalidade, atualmente disponível apenas nas “flags” do navegador, permite desativar certas tarefas de javascript de serem executadas por abas em segundo plano, o que permite reduzir drasticamente o consumo de energia do navegador em geral.

 

Com esta alteração, e sobre um teste com 36 abas em segundo plano, é possível aumentar a autonomia da bateria em cerca de duas horas em comparação com o mesmo sistema sem a funcionalidade ativa.

Este teste não é tão drástico quando se coloca em reprodução de primeiro plano um vídeo do YouTube, mas ainda assim é possível aumentar a autonomia em cerca de 36 minutos.

 

Por enquanto a funcionalidade apenas se encontra disponível no Chrome 86, mas espera-se que a mesma venha a ser integrada no navegador para desktop e dispositivos moveis durante os próximos meses.

De relembrar que um dos pontos de criticas do Chrome – para além do uso da RAM – encontra-se exatamente sobre o uso de bateria do mesmo em sistemas portáteis.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech