Pode não parecer, mas faz quase oito anos desde que a Microsoft integrou um novo painel de Definições dedicado no Windows, que permite o acesso a praticamente todas as definições do sistema a partir de um único local. No entanto, o tradicional Painel de Controlo ainda se manteve por todas estas gerações do sistema como forma de permitir o acesso a configurações mais profundas.
Quando o Windows 10 foi revelado, o painel das Definições sofreu uma drástica reformulação, mas ainda manteve o Painel de controlo em segundo plano. No entanto, tudo aponta para que a Microsoft se esteja a preparar para descontinuar o uso do Painel de Controlo para dar mais destaque apenas à aplicação principal das Definições.
Nas mais recentes versões do Windows 10 para o programa Insider, a Microsoft começou a redirecionar muitos dos links do Painel de Controlo diretamente para a aba de “Sobre o sistema”. Isto vai de encontro aos planos da empresa de começar a descontinuar o Painel de Controlo, algo que a entidade tinha vindo a preparar-se para fazer desde as ultimas atualizações do sistema.
Além disso, as informações da aba “Sobre o sistema” ficam agora também mais simples de serem copiadas, com botões dedicados para o efeito em cada uma das especificações que é apresentada.
A migração do Painel de controlo para unicamente as Definições do Windows era algo que a Microsoft tinha vindo a preparar-se para realizar, mas tem vindo a ser adiado devido sobretudo a que muitas definições do mesmo, sobretudo para utilizadores avançados, ainda estão disponíveis apenas por este painel.
É possível que as próximas grandes atualizações do Windows 10 venha a dar cada vez menos destaque ao Painel de Controlo, e possivelmente a colocar o mesmo em segundo plano. É possível que, para os utilizadores avançados, este ainda se encontre disponível de alguma forma no sistema, mas para os restantes as Definições do Windows passarão a ser o ponto principal de acesso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!