1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

SMC_00


A SMC Networks , fabricante líder em hardware LAN e dispositivos de conectividade por banda larga, implementou equipamentos preparados para resistir às baixas temperaturas sentidas na Serra da Estrela de forma a disponibilizar Internet sem fios aos hóspedes da Casa das Penhas Douradas.


Situada na montanha, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Casa das Penhas Douradas é um empreendimento de Turismo de Natureza (TER), resultado de uma intervenção inovadora num antigo Hotel de montanha existente no local. O Hotel abriu em Outubro de 2006 e encerrou durante o ano passado para abraçar uma nova fase, que contemplou uma ampliação, passando de 9 para 18 quartos, e uma modernização, oferecendo um maior conforto e mobilidade aos seus hóspedes. Parte da estratégia de modernização consistia em disponibilizar o serviço de acesso à Internet sem fios, deixando para trás as obsoletas ligações por cabo.


Segundo João Tomás, administrador da Casa das Penhas Douradas, “foi nessa altura que decidimos contactar a Quantinfor, tendo em vista a alteração do acesso à Internet por cabo para sistema sem fios, em todas as zonas comuns do Hotel e em algumas suites”. Esta mudança esteve inserida numa óptica de modernização e sobretudo de conveniência, disponibilizando Internet em todas as zonas comuns do Hotel para que os hóspedes pudessem ter acesso à rede através dos seus próprios computadores. “O Hotel já disponibilizava o serviço de Internet, mas agora passou a disponibilizá-la de uma forma mais interessante, conveniente e cómoda para os hóspedes”, continuou João Tomás.


Com esta instalação, a Casa das Penhas Douradas deixou de disponibilizar acesso à Internet apenas na sala multimédia para passar a disponibilizar este serviço em toda a área do Hotel, proporcionando total mobilidade aos seus hóspedes. O Hotel possui também uma sala de reuniões e também neste local o acesso à Internet sem fios assume-se como uma mais-valia, nomeadamente no que diz respeito a eventos empresariais e a reuniões de trabalho.


Para garantir o funcionamento da rede na perfeição, a Quantinfor utilizou três equipamentos SMCE21011 (EliteConnect Wireless Access Point), devidamente ligados por PoE ao Switch SMC6128PL2 (TigerSwitch de 24 portas 10/100 + 4 portas 10/100/1000). A zona exterior está coberta pelo SMC2891W-AG (EliteConnect Wireless Outdoor Access Point), ligado por um cabo SMCANT-CAB10FNN e com uma antena SMCANT-OOM8. Neste campo, refere João Mota, IT Project Manager da Quantinfor, “tivemos de ter muito cuidado na escolha dos equipamentos, pois teriam de estar preparados para suportar temperaturas muito negativas no Inverno”. Estas soluções também permitiram uma pré-instalação para Wi-Fi em todos os quartos, possibilitando uma futura expansão.


internet_00


A fim de identificar a quantidade necessária de equipamentos e garantir a instalação e isolamento do equipamento exterior foi efectuado um site survey prévio. Por sua vez, a implementação ficou concluída em apenas um dia e tudo correu na perfeição.


O projecto foi bastante simples de implementar uma vez que a Quantinfor contou com o extenso conhecimento que detém dos equipamentos da SMC Networks e com a facilidade de instalação e configuração dos mesmos. “Se não fosse tão simples de implementar nunca teríamos conseguido fazê-lo com o início de um nevão e a uma temperatura de 0°”, assegurou João Mota da Quantinfor.


Os nossos objectivos eram melhorar substancialmente o nosso serviço em prol do conforto dos nossos hóspedes, reforçando o factor ‘conveniência’ à nossa oferta. Sendo este um desafio que enfrentamos diariamente, podemos afirmar que conseguimos alcançar este objectivo com a SMC Networks”, apontou o administrador da Casa das Penhas Douradas. “Conseguimos prestar um melhor serviço, que teve uma implementação rápida e eficiente, e que nos deixa preparados para um futuro upgrade”, acrescentou, referindo ainda que “estamos muito satisfeitos com o projecto”.


Fonte: Peopleware

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech