A Intel confirmou oficialmente os receios que alguns meios na industria já apontavam: ainda será necessário mais algum tempo para que a fabricante esteja pronta a lançar os primeiros processadores baseados em 7nm no mercado.
No comunicado da empresa onde foram revelados os resultados financeiros sobre o segundo trimestre do ano, a Intel confirma que os primeiros processadores fabricados em 7nm da marca devem ainda demorar algum tempo a ser revelados.
Segundo a empresa, a produção em 7 nm foi atrasada pelo facto que a linha de produção da Intel não foi capaz de produzir um sistema viável no mercado que seja capaz de oferecer o desempenho que se espera dos sistemas ou de forma estável para comercialização.
Face a este problema, a Intel espera que venha a acontecer um atraso de quase 12 meses no lançamento dos primeiros processadores nesta arquitetura
É importante relembrar que em Março a empresa tinha referido que os primeiros processadores em 7 nm seriam lançados no final de 2021. Com este atraso, portanto, o lançamento está previsto apenas de acontecer no final de 2022 – e a chegada ao mercado dos primeiros modelos deve acontecer apenas em 2023.
No final, a Intel está a tomar precauções em tentar produzir componentes em 7 nm que realmente tragam melhorias de desempenho consideráveis para o mercado, e não apenas para lançar “porque sim”. Mas esta estratégia será certamente arriscada e controversa para a marca, sobretudo tendo em conta que a rival AMD já possui os chips nesta arquitetura com algum sucesso – e encontra-se mesmo a ponderar a chegada em 5 nm.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!