Faz mais de um ano que a Mozilla tinha vindo a testar a nova versão do Firefox 79 no Android. A empresa optou por colocar todos os testes nas versões Beta do Firefox para Android invés de ir lançando na versão estável, motivo pelo qual esta nova versão é consideravelmente superior à v68 que se encontrava anteriormente.
Certamente que existem várias novidades de destaque com o Firefox 79, sobretudo a nível do desempenho e estabilidade do navegador. No entanto, existe também um ponto negativo para quem tinha vindo a utilizar o sistema de extensões no mesmo.
Até agora, o Firefox era um dos poucos navegadores para Android que suportava as extensões. Nos testes iniciais da versão de testes, o navegador vinha a suportar uma longa lista das mesmas – praticamente todas as que se encontravam na loja de addons da Mozilla.
Porém, com a chegada da versão estável do Firefox 79, a empresa optou por limitar o suporte a apenas nove extensões:
- uBlock Origin
- Dark Reader
- HTTPS Everywhere
- Privacy Badger
- NoScript Security Suite
- Decentraleyes
- Search by Image
- YouTube High Definition
- Privacy Possum
As restantes foram simplesmente ignoradas e deixaram de funcionar para quem se encontrava com as mesmas – ou as pretendia utilizar na nova versão.
Esta medida prejudica sobretudo os programadores, que ao longo de mais de um ano tinham vindo a adaptar as suas extensões para funcionarem corretamente no Firefox do Android, e do nada ficam sem a capacidade de fornecer todas as melhorias.
Esta lista de extensões também é vista como uma preferência por parte da Mozilla sobre certos programadores, o que foge um pouco das práticas do navegador em geral e do apoio à comunidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!