A próxima versão do iOS 14 da Apple encontra-se a poucas semanas de chegar na sua versão final, mas parece que isso pode vir a causar alguns impactos para quem utilize os sistemas de monitorização de publicidade do Facebook.
A rede social veio a público afirmar que, com a chegada das novas funcionalidades de privacidade no iOS 14, deverá ficar mais difícil obter informações sobre os utilizadores e os seus dispositivos no iOS 14, e como tal os dados podem ficar negativamente afetados para quem se baseie em publicidade direcionada a este sistema.
Um dos motivos para tal encontra-se no facto que, com a nova versão do iOS, é agora necessário requerer autorização para a recolha do identificador dos dispositivos, conhecido como IDFA. Este ID é o que o Facebook utiliza para associar os dados recolhidos sobre publicidade na plataforma com o objetivo de apresentar publicidade direcionada aos utilizadores – e que agora vai ficar seriamente limitado a nível da recolha.
O Facebook acredita que existem vários utilizadores do iOS que não vão permitir a recolha dessa informação, o que no final pode levar a uma quebra nas receitas publicitárias para as entidades de quase 50%. Os testes da rede social apontam que esta queda será sentida sobretudo em quem use dados do Audience Network para personalizar publicidade a potenciais utilizadores.
Obviamente, a plataforma refere que esta medida vai prejudicar sobretudo as pequenas empresas e anunciantes que se baseiam nos dados recolhidos sobre os sistema de análise da empresa. No entanto, o Facebook não sublinha que esta medida também vai prejudicar as receitas do próprio Facebook – algo que a empresa parece estar ciente, e na última reunião feita com os executivos para discutir os planos financeiros da rede social, foi um dos pontos considerados para análise.
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