1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Aplicação contact tracing portugal

 

Depois de um longo período de testes, a aplicação de rastreio por contact tracing em Portugal já se encontra disponível – pelo menos para os utilizadores do Android. Desenvolvida pelo INESC TEC, a aplicação “STAYAWAY COVID” encontra-se agora disponível para instalação pelos utilizadores no Android – e deverá chegar brevemente a iOS.

 

A aplicação tinha vindo a ser testada nos últimos meses, e depois de um longo período de espera para chegar oficialmente, encontra-se agora disponível na sua fase final e para todos.

O download pode ser realizado a partir da Play Store neste link, sendo que deverá encontrar-se disponível brevemente também para os utilizadores do iOS – sendo necessário aguardar a aprovação da Apple.

 

contact tracing portugal

 

De acordo com o jornal Observador, a aplicação esteve em testes entre os meses de 17 Julho e 14 de Agosto, sendo que o INESC TEC afirma terem sido enviados 10268 convites para teste da aplicação, com 1850 participantes no final. Este valor representa uma adesão inferior a 12% aos testes iniciais, resta saber se, com a chegada da versão final, esse valor se vai alterar.

 

Desde meados de abril que a aplicação tinha vindo a ser indicada como um método de prevenção na propagação do COVID em Portugal, e vai de encontro às medidas que o governo também tem vindo a estabelecer. No entanto, a aplicação também tem vindo a ser alvo de criticas por várias partes sobretudo devido à privacidade dos utilizadores.

 

A 29 de junho, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) apresentou um relatório sobre a aplicação, onde dava um parecer negativo relativamente à privacidade dos utilizadores. A aplicação utiliza Bluetooth Low Energy (BLE) para identificar os contactos entre utilizadores, e com o objetivo de manter todos os dados localmente nos dispositivos – que os criadores da app garantem ser mais privado e seguro.

 

Atualização: Agora também se encontra disponível para iOS na App Store, a partir deste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech