1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Stayaway falsa app

 

Nos últimos dias tem vindo a ser promovida a aplicação STAYAWAY COVID, criada com o apoio das autoridades de saúde e governo em Portugal para ajudar a reduzir a propagação do COVID em Portugal. No entanto, para os utilizadores do sistema Android, verifica-se uma elevada tendência à instalação de uma app que não é a oficial, e que pode acabar por causar a confusão sobre o funcionamento deste sistema.

 

Se pesquisar na Play Store por “STAYAWAY”, possivelmente vai encontrar nas primeiras posições a aplicação “StayAway” da empresa Kaps Management Group. Esta app encontra-se mesmo no topo da tabela das aplicações mais descarregadas em Portugal.

No entanto, esta não é a aplicação oficial do “Stayaway COVID”, embora alguns utilizadores possam acreditar que é apenas pelo nome da mesma.

 

pesquisa stayaway

 

Nos comentários e criticas desta app é possível encontrar vários utilizadores que referenciam esta app como sendo a oficial das autoridades nacionais, e acabam por deixar criticas negativas devido ao uso da mesma não ser conforme o que se esperava.

 

críticas da app

 

Isto pode ser perigoso do ponto que alguns utilizadores podem instalar esta app a pensar que se trata da aplicação oficial, quando na realidade não o é – mesmo que o funcionamento entre as duas aplicações seja similar.

 

Esta aplicação, além de não ser oficial, conta com uma funcionalidade limitada. Esta não deteta o contacto directo com pessoas que podem ter sido infetadas por COVID nem notifica os utilizadores de tal nos 14 dias seguintes. A mesma apenas serve para alertar quando se encontra muito próximo de outro utilizador que também tenha a app instalada – ou seja, será sempre alertado para estar próximo de outro utilizador que tenha também a app instalada, o que vai contra o que se espera de uma app de contact tracing.

 

A aplicação oficial em Portugal de contact tracing possui o nome de “STAYAWAY COVID”, e é produzida pelo FCT FCCN com o apoio do governo Português. Esta será a única aplicação oficial em Portugal para contact tracing, e a única que está aprovada para tal.

 

aplicação certa stayaway covid

 

Se estiver a descarregar a partir da Play Store, a mesma pode ser identificada pelo ícone de fundo azul e com pequenos escudos vermelhos, conforme a imagem em cima. O download direto pode ser feito a partir deste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech