1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Stayaway COVID

 

Houve uma altura em que a aplicação STAYAWAY COVID foi fortemente recomendada para todos os utilizadores instalarem nos seus smartphones, no entanto, passados alguns meses desde a sua disponibilização, os resultados ainda se encontram longe de ser satisfatórios.

 

A aplicação foi lançada no dia 1 de setembro de 2020, e de acordo com os dados do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) a aplicação teve até ao dia 23 de Fevereiro cerca de 3.068.978 downloads – 2.203.823 dentro da Google Play Store e cerca de 576.312 sobre a App Store, com mais 288.843 da App Gallery na Huawei.

 

Apesar dos números até elevados de downloads, segundo revela o jornal Observador, apenas se encontram ativos cerca de 46% das mesmas. Ou seja, dos valores de downloads totais, apenas 1.4 milhões de dispositivos ainda se encontram com a app instalada e ativada.

Mas os números não são muito animadores no que respeita à real utilização da aplicação, sobretudo na emissão e ainda mais no uso dos códigos para confirmação de contacto com utilizadores confirmados de COVID.

 

Segundo os dados da INESC TEC, foram gerados cerca de 14.604 códigos para os utilizadores finais, sendo que menos de 3128 foram realmente ativados dentro da aplicação. Estes valores são consideravelmente inferiores aos números de novas infeções de COVID confirmadas apenas nos últimos dias, e consideravelmente abaixo daquilo que era esperado inicialmente.

 

Apesar de a app ter sido lançada com um volume consideravelmente elevado de atenção, e com várias entidades a recomendarem o uso – incluindo algumas intervenções do primeiro-ministro a indicar que o uso da mesma poderia vir a ser obrigatória – esta atenção tem vindo a cair consideravelmente ao longo do tempo. Menos de cinco meses depois de ter sido lançada, a STAYAWAY COVID ainda se encontra disponível para download, mas praticamente deixou de ser recomendada nas intervenções das autoridades de saúde e do governo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech