A Microsoft decidiu remover uma funcionalidade do Windows Defender que tinha vindo a ser apontada como um potencial falha de segurança, e que poderia permitir o download de ficheiros externos para o sistema.
Os relatos sobre esta funcionalidade começaram a surgir nas últimas semanas, associadas ao ficheiro “MpCmdRun.exe”. Este ficheiro, quando usado na linha de comandos, permite que o sistema descarregue qualquer conteúdo da internet de forma direta.
Apesar de a Microsoft ter sido rápida a indicar que a funcionalidade não representa um risco de segurança, já que todos os ficheiros ainda seriam analisados na normalidade pelo Windows Defender, a empresa decidiu remover esta função nas mais recentes do Windows Defender.
Através de atualizações, a Microsoft removeu a capacidade do pequeno programa descarregar conteúdos da internet, seguindo os conselhos que vários especialistas de segurança tinham vindo a apontar.
Mesmo que os ficheiros ainda fossem analisados pelo Windows Defender, esta seria mais uma forma de ser potencialmente realizado o download de conteúdos maliciosos no sistema. Portanto, considerado uma falha de segurança importante.
Seja como for, a funcionalidade foi agora removida das versões mais recentes do Windows Defender, sendo que os utilizadores apenas necessitam de manter os seus sistemas atualizados para que a mesma seja removida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!