1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 com problemas

 

Recentemente a Microsoft disponibilizou uma nova atualização para o Windows 11, dentro do programa Insider. A nova build 22581 do sistema começou recentemente a ser fornecida para os canais Beta e Dev do programa, com algumas novidades interessantes.

 

No entanto, juntamente com as novidades, também surgiram alguns utilizadores que reportam os mais variados problemas com o sistema. Um dos mais comuns será uma lentidão geral do mesmo que, por vezes, ocorre quando se tenta abrir determinadas apps, ficheiros ou até durante o uso normal do sistema.

 

Ao que parece, a culpa para tais problemas encontra-se diretamente relacionado com o Microsoft Defender, o programa de segurança do Windows. Mesmo os utilizadores que não estejam a usar ativamente este programa de segurança podem ser afetados, tendo em conta que ainda existem funcionalidades do mesmo ativas em segundo plano.

 

Uma dessas funcionalidades é a Proteção baseada em reputação, do SmartScreen. Esta funcionalidade analisa as apps executadas no sistema, bem como os ficheiros abertos, para determinar se existe a possibilidade de serem maliciosos, comparando os mesmos com as bases de dados da Microsoft.

 

O problema está que, com esta opção ativa nas mais recentes versões Beta e Dev do Windows 11, o sistema apresenta alguns problemas de lentidão. A lentidão verifica-se sobretudo em ficheiros de filmes, mas pode afetar praticamente todo o sistema.

 

Felizmente existe uma forma simples de resolver: desativando a Proteção baseada em Reputação para os ficheiros. Esta opção pode ser desativada rapidamente a partir das Definições do Microsoft Defender, no separador “Controlo de aplicações e Browsers” > Verificar aplicações e ficheiros. Esta opção deve ser marcada para “Desligada”.

 

opção a desativar nas configurações do Windows

 

Depois deste processo, vários utilizadores confirmam que, efetivamente, o sistema encontra-se consideravelmente mais estável e rápido, sobretudo na abertura dos ficheiros. De notar que a Microsoft ainda não confirmou oficialmente o bug, mas é possível que o mesmo venha a ser resolvido em futuras atualizações.

 

Tendo em conta que esta funcionalidade fornece uma camada extra de segurança para o sistema, talvez seja recomendado os utilizadores ativarem a mesma no futuro. Mas para já, se notou problemas de desempenho com a recente versão do Windows, o melhor será mesmo desativar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech