1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

O projeto FishTalk foi o vencedor da edição de 2011 do I2P (Idea to Product) Portugal Competition, um concurso de planos de comercialização de tecnologias.

O FishTalk - Underground Sound Generator é uma tecnologia que possibilita a reprodução fiel dos sons emitidos pelos peixes debaixo de água independentemente do fator da profundidade.

A tecnologia FishTalk, desenvolvida na Universidade de Lisboa, pode ser utilizada na área do condicionamento do comportamento dos peixes, nomeadamente na indústria pesqueira ou nos serviços de proteção ambiental.

A equipa responsável pelo projeto FishTalk é constituída pelos estudantes de doutoramento Raquel Vasconcelos e José Miguel Simões e pelos professores Paulo Fonseca, Jorge Alves e Nuno Silva. Além da oportunidade de participar na I2P Europe Challenge, a equipa vencedora recebeu um prémio monetário no valor de 10 mil euros.

Em segundo e em terceiro lugares ficaram, respetivamente, os projetos Thin Film Tec da Universidade de Aveiro, um trabalho no âmbito da memória forroelétrica, e Sensitizer Predictor da Universidade de Coimbra, um projeto que propõe um método inovador de realização de testes de sensibilização cutânea.

O concurso I2P Potugal Competition decorreu durante os dias 25 e 26 do passado mês de fevereiro e foi organizado pelo programa Act da COTEC em parceria com GAPI 2.0. A competição I2P, que foi criado na Universidade do Texas, em Austin, em 2001, e deu origem ao I2P Global Competition em 2003, pretende estabelecer uma ponte entre mercado e ciência.
Fonte: Exame Informática




Comentário antigo:
Acho muito bem que promovam este tipo de competições para aproveitar e dar a conhecer o que Portugal tem de bom neste ramo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech