1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Instagram logo

 

As autoridades de proteção de dados na Irlanda revelaram que vão avançar com uma nova investigação contra o Instagram, no sentido de averiguar como a plataforma se encontra a tratar informação associada a menores dentro da plataforma.

 

Esta investigação vai ser realizada depois das autoridades terem recebido várias queixas de entidades e individuais preocupados com as potenciais falhas a nível da privacidade nos dados de menores que se encontram dentro da plataforma, e sobretudo na forma como o Instagram se encontra a processar os mesmos.

 

Em causa encontra-se o facto que o Instagram pode ter permitir a colocação de emails e números de telefone de utilizadores com menos de 18 anos publicamente. Esta falha estaria a colocar essa informação pessoal disponível para qualquer utilizador na Internet, e ocorria quando os menores optavam por converter os seus perfis pessoais em profissionais.

 

Estas questões foram levantadas depois de um analista norte-americano, David Stier, ter verificado mais de 200.000 perfis do Instagram e identificado que vários estariam a divulgar essa informação pessoal publicamente, tendo os detentores dos mesmos menos de 18 anos de idade.

 

A alteração dos perfis pessoais para profissionais podem ter algumas vantagens, como o acesso a dados mais extensos sobre as visualizações de conteúdos. No entanto, os menores podem não ter conhecimento que essa alteração acarreta também algumas questões a nível da privacidade – e o Instagram não aplica nenhuma limitação quanto à capacidade de alterar um perfil para este formato.

 

A investigação vai agora averiguar se existiu alguma falha por parte da plataforma, e como os dados dos menores foram tratados pela plataforma durante o período em que estiveram disponíveis publicamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech