1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Senha e segurança online

 

As senhas são uma das principais formas que os serviços online usam para garantir a segurança das contas dos utilizadores, e tem vindo a ser assim desde praticamente o início dos serviços na Internet.

 

No entanto, conforme a internet foi evoluindo, também a necessidade de melhores práticas de segurança foi necessária, e usar apenas uma senha qualquer não basta. É necessário que a mesma seja também única e segura.

 

Infelizmente muitos utilizadores ainda cedem à tentação de usar senhas simples e facilmente comprometidas, que podem colocar em risco os seus serviços e as suas contas online, bem como todos os seus dados pessoais.

 

A confirmar isso mesmo encontram-se listas como as da NordPass, que recentemente revelou um conjunto das 200 senhas mais utilizadas durante 2020, e como seria de esperar, ainda se continua a manter a tendência de usar senhas simples de decorar, mas altamente inseguras.

 

lista de senhas vulneráveis 2020

 

Além das habituais “123456” e “password”, este ano marca-se por também terem sido incluídas senhas novas na lista. Uma delas será a “picture1”, que surge no topo da tabela como uma das mais usadas em 2020. A lista completa pode ser vista neste link.

 

Curiosamente, “senha” também faz parte desta lista como uma nova entrada, estando na 10ª posição entre as mais usadas.

 

Se a senha que usa regularmente nas suas contas online encontra-se nesta lista, o recomendado será que proceda imediatamente à mudança da mesma, já que pode estar a colocar em risco a sua segurança online. Além disso, considere também usar um sistema de autenticação em duas etapas para os serviços que suportem, ou melhor ainda, um gestor de senhas que permite não ter de se preocupar mais com senhas inseguras em diferentes plataformas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech