Durante o dia de hoje deixamos o alerta sobre o possível aumento de casos em esquemas relacionados com as novas vacinas contra o COVID, uma tendência que se esperava vir a aumentar durante as próximas semanas. E começam agora também a surgir os primeiro relatos de casos onde supostas variações da vacina estão à venda.
O portal VICE revelou ter descoberto vários fóruns da Dark Web que estão a vender supostas unidades da vacina da Pfizer contra o COVID. Estas doses estão à venda com preços que podem atingir os 1300 dólares por unidade – e sem qualquer garantia que sejam vacinas reais.
Os dados mais recentes da Pfizer apontam que a sua vacina conta com uma eficácia de 95%, num teste feito a mais de 43.000 participantes. No entanto, a vacina é bastante delicada, necessitando de ser armazenada a -70°C e apenas possui uma duração de 5 dias em ambientes refrigerados.
Tendo em conta os requisitos para que a vacina permaneça em condições, é bastante improvável que os itens à venda pela Dark Web sejam verdadeiros, mas ainda assim estão a começar a ser distribuídos por estes portais a preços consideravelmente elevados.
Não será necessário alertar para os perigos que existem deste género de vacinas em mercados paralelos. Além de não existir qualquer garantia que sejam reais, podem tratar-se apenas de esquemas destinados a extorquir dinheiro de potenciais vitimas, ou até mesmo podem ser distribuídos conjuntos de vacinas totalmente diferentes das que estão a ser anunciadas.
Será recomendado obter informações sobre os planos de vacinação contra o COVID das autoridades locais de saúde.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!