1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Donativo da Google a Fundação Nelson Mandela facilita novo arquivo digital de Madiba. O valor da doação é de 1,25 milhões de dólares.

A Google anunciou a doação de 1,25 milhões de dólares ao Centro da Memória da Fundação Nelson Mandela para ajudar a preservar e a permitir o acesso, de uma forma sem precedentes, a milhares de documentos de arquivo, fotografias e material audiovisual sobre a vida e o trajeto de Nelson Mandela.

Lançado em 2004 e com sede em Joanesburgo, o Centro da Memória da Fundação Nelson Mandela tem como missão documentar a vida de um dos maiores chefes de Estado mundiais. O objetivo passa por utilizar o seu legado para incentivar o diálogo e o debate para promover a justiça social.

O donativo da Google irá ajudar a expandir os arquivos on-line de Nelson Mandela e torná-los disponíveis no futuro aos utilizadores, investigadores e alunos de todo o mundo. Além do material audiovisual significativo, os arquivos multimédia online irão incluir as cartas e a correspondência de Nelson Mandela com familiares, colegas e amigos, diários de prisão e as suas anotações pessoais durante as negociações que levaram ao fim do apartheid na África do Sul. “Estamos muito satisfeitos que a Google se tenha associado para ajudar a assegurar que o nosso portal - - se torne numa fonte mundial de informação credível e precisa sobre o nosso Madiba”, disse Verne Harns, Chefe do Centro da Memória.

Comentando a iniciativa, Luke Mckend, Country Manager da Google África do Sul disse: “A Google quer ajudar a trazer ao mundo online a herança histórica mundial e a Internet oferece novas formas para preservar e partilhar esta informação. O nosso donativo ao Centro Nelson Mandela irá facilitar a criação de um novo arquivo digital sobre Mandela, dando ao mundo e de uma forma sem precedentes, a oportunidade de se envolver com a história de um dos líderes mais extraordinários do nosso tempo. Estamos igualmente muito satisfeitos em anunciar outros donativos que irão ajudar muitas outras pessoas na África do Sul e em África a estarem online e a beneficiarem de um acesso melhor à informação”.

A Google anunciou igualmente quatro outros donativos entre os 500.000 e 1,25 milhões de dólares feitos ao Desmond Tutu Peace Centre na Cidade do Cabo ($1,250,000 para a digitalização do arquivo de Desmond Tutu e dos arquivos “Verdade e Reconciliação”); à rede Sul-Africana de Investigação e Ensino Superior ($750,000 para continuar o programa de desenvolvimento de capacidade técnica com enfoque nos estudantes e pessoal das Universidades públicas sul africanas, pior servidas e em zonas rurais), ao Nigéria ICT Fórum ($500.000 para apoiar os esforços de melhoria da infraestrutura de Internet nas Instituições de Ensino Superior da Nigéria) e para o Network Startup Resource Center ($1,250,000 para permitir a mais pessoas de vários países africanos o acesso à Internet).

Saiba mais em...

Centro da Memória da Fundação Nelson Mandela http://www.nelsonmandela.org/index.php/memory

Desmond Tutu Peace Centre http://www.tutu.org/

Rede Sul-Africana de Investigação e Ensino Superior (TENET) http://www.tenet.ac.za/

Nigéria ICT Fórum http://forum.org.ng/

Network Startup Resource Center (NSRC) http://www.nsrc.org/
Fonte: BiT







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech