1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Nvidia RTX

 

As novas placas RTX 3000 da Nvidia ainda mal chegaram ao mercado, mas parece que a empresa já se encontra a preparar para a próxima geração das mesmas.

 

De acordo com algumas fontes, a Nvidia encontra-se já a preparar para a nova geração de gráficas da empresa, sobre o nome de código “Ada Lovelace”. Estas novas gráficas vão fazer parte de uma nova família de produtos da Nvidia RTX, sendo que o chip presente nas mesmas é conhecido apenas como “AD102”.

Segundo as informações mais recentes reveladas sobre esta família de gráficas, o chip é capaz de fornecer 64 teraflops de processamento gráfico, o que surpreende por ser quase o dobro do que existe atualmente nas RTX 3080 da empresa. Como comparação, se estes valores realmente forem verdadeiros, a próxima geração de gráficas da Nvidia pode ter um desempenho cinco vezes superior ao que se encontra na mais recente Xbox Series X.

 

Além disso, os rumores apontam ainda que a Nvidia encontra-se a preparar para aplicar um conjunto de mudanças com esta nova arquitetura, tudo com o objetivo de obter o máximo de desempenho possível no final.

O processo de fabrico das gráficas “Ada Lovelace” será baseado em 5nm, inferior ao que se encontra nas atuais “Ampere” em 8nm. Além disso, de referir que as “Big Navi” da AMD são desenvolvidas em 7nm.

 

sistema com grafica da nvidia em destaque

 

As especificações técnicas destas gráficas ainda são algo desconhecidas, mas os rumores apontam que devem contar com 18,432 núcleos CUDA – novamente, o dobro do que se encontra nas RTX 3080, o que corresponde a um aumento de desempenho neste requisito em quase 70% face à linha Ampere.

 

Quanto a uma possível chegada ao mercado, os rumores ainda não deixam nada em concreto, mas acredita-se que isso possa vir a acontecer em algum momento ao longo de 2022. De relembrar também que a empresa ainda se encontra a passar por algumas dificuldades para fornecer as placas da linha RTX 3000 a todos os clientes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech