Nos últimos dias o WhatsApp tem vindo a ser bastante criticado devido a recentes alterações nos seus Termos de Serviço, onde para os utilizadores residentes fora da União Europeia, a plataforma vai começar a partilhar alguma informação com o Facebook.
Conforme o TugaTech relatou, e ao contrário do que algumas fontes têm vindo a referir, as alterações dos Termos de Serviço e a partilha de dados não afetam os utilizadores que se encontram na União Europeia, uma vez que estes se encontram sobre os termos do RGPD, o qual impede essa partilha de dados.
Mas ainda assim, existe quem tenha começado a procurar alternativas à plataforma de mensagens detida pelo Facebook, e para já existem duas alternativas claras: Telegram ou Signal.
Mas qual será a melhor opção? É exatamente isso que vamos analisar neste artigo, para encontrar a melhor opção para cada caso.
> Segurança e Privacidade
Ambas as plataformas focam-se na privacidade dos seus utilizadores e dos conteúdos partilhados pelas mesmas. No entanto, existem algumas diferenças importantes a ter em conta.
Para começar, o Telegram apenas encripta os conteúdos ponta-a-ponta sobre as mensagens enviadas em chats secretos. As mensagens que sejam partilhadas através de chats regulares ou em grupos não se encontram encriptados, e como tal, pecam da segurança deste ponto.
Por sua vez, o Signal encripta todas as mensagens que sejam enviadas pela plataforma, incluindo também todos os conteúdos partilhados nas conversas – como é o caso de imagens e vídeos. Isto aplica-se até mesmo nas metadados dos conteúdos partilhados. Além disso, inclui ainda funcionalidades extra pensadas na privacidade, como o desfoque automático de rostos em fotos e a exclusão de mensagens depois de algum tempo.
> Funcionalidades
A nível de funcionalidades, existe uma clara vantagem para o Telegram. Esta plataforma permite criar salas de conversa com dezenas de utilizadores, além de permitir o envio de ficheiros até 2GB diretamente pela plataforma, e que ficam alojados nos servidores da empresa.
Além disso, conta ainda com funcionalidades extra como bots e sistemas automáticos que melhoram a experiência em geral.
Por sua vez, o Signal foca-se em fornecer as funcionalidades “base” que se pretende numa aplicação de mensagens, mas com total privacidade. Portanto, pode não contar com tantos recursos como o Telegram, mas no final fornece o que se pretende.
> Utilizadores ativos
Ambas as plataformas são bastante conhecidas, mas também não compensa optar por uma se depois os seus contactos não estão na mesma. E neste caso, existe uma forte possibilidade que os seus contactos estejam configurados no Telegram, tendo em conta que a sua base de utilizadores é mais extensa.
Obviamente, isto poderá variar de utilizador para utilizador, portanto, terá de analisar para o seu caso em específico.
> No final, qual escolher?
Dependerá um pouco daquilo que realmente procura. Se pretendeu uma alternativa ao WhatsApp que seja mais privada, mas, ao mesmo tempo, mantenha um conjunto de funcionalidades adicionais e tenha um maior conjunto de utilizadores ativos, o Telegram será a melhor opção.
Se realmente pretende total privacidade nos conteúdos partilhados, o Signal será a opção a escolher – além disso, é a app aconselhada pelo bem conhecido Edward Snowden e Elon Musk devido exatamente à sua privacidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!