1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Valve logo

 

A Valve é a mais recente empresa a receber uma multa por parte da Comissão Europeia, devido a algumas violações com a sua plataforma de venda de jogos.

 

De acordo com as autoridades, a Valve, e mais concretamente a Steam, terá violado a legislação ao aplicar restrições geográficas sobre onde determinados jogos podem encontrar-se disponíveis. Esta restrição aparenta violar as leis do “Digital Single Market”, uma medida criada para prevenir casos de abusos por parte de empresas que vendam os seus produtos em formato digital.

 

O caso refere-se especificamente a vários jogos que, depois de adquiridos na Europa, não poderiam ser ativados ou jogados de todo noutros países. Entre os nomes citados encontram-se títulos vendidos diretamente pela Valve, Focus Home, ZeniMax, Capcom e Bandai Namco.

 

Alguns dos jogos fornecidos por estes estúdios encontravam-se disponíveis em certos países, onde os utilizadores os podiam adquirir, mas depois não poderiam jogar fora dos mesmos. Na Steam, era também uma prática comum de alguns utilizadores adquirirem jogos em países como a Lituânia e Polónia, onde normalmente os títulos encontram-se em valores mais reduzidos, devido aos diferentes mercados e também ao cambio das moedas.

 

No entanto, os jogos que fossem adquiridos nesses países apenas poderiam ser jogados depois nos mesmos, o que limitava a oferta dos utilizadores da Steam. Este será também o ponto principal da multa agora aplicada.

 

A Valve terá sido multada em cerca de 1.6 milhões de euros, sendo que foram também aplicadas multas às editoras que realizavam esta prática de bloqueio, como é o caso da Capcom, com uma multa de 396 mil euros e a  Bandai com 340 mil euros.

 

Em resposta, a Valve já deixou um comunicado a informar que considera esta multa injustamente aplicada, sublinhando ainda que muitos dos jogos em questão não estavam a ser diretamente vendidos pela Steam, mas sim a ser fornecidos como chaves de ativação a pedido das editoras. As autoridades aplicaram ainda a multa mais elevada devido a considerarem que a empresa recusou a cooperar no processo de investigação – o que também terá ajudado outras empresas a terem multas de valores mais reduzidos, visto terem cooperado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech