1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gitlab

 

O GitLab é visto como uma das plataformas alternativas ao Github para programadores e empresas que pretendam desenvolver os seus projetos. Um dos grandes incentivos do GitLab encontrava-se sobretudo nos planos que fornece e as funcionalidades, que eram consideravelmente mais atrativas face ao fornecido no rival.

 

No entanto, o CEO e co-fundador da plataforma, Sid Sijbrandij, veio agora confirmar que vão ser realizadas algumas alterações nos planos que existiam sobre a mesma. Uma das grandes alterações encontra-se na descontinuação do plano “Starter”, que era a versão mais barata em seguida à gratuita – por 4 dólares mensais.

 

No entanto, este plano vai agora deixar de se encontrar disponível, sendo que os utilizadores que tenham o mesmo passam a necessitar automaticamente de um plano superior ou a voltarem para a versão gratuita mais restritiva a nível de funcionalidades. O plano seguinte possui um preço mensal de 19 dólares, o que representa quase 5 vezes mais do que o plano Starter.

 

Gitlab planos agora disponíveis

 

De acordo com o comunicado de Sijbrandij, os utilizadores que estejam atualmente no plano Starter ainda poderão renovar o mesmo por mais um ano, mantendo as funcionalidades e o preço. No entanto, após este período, será necessário transitar para o plano Premium – onde a empresa promete também alguns descontos, mas ainda assim a valores mais elevados que os iniciais.

A alternativa para quem não pretenda realizar o upgrade passa por voltar à versão “Free”, que exclui também muitas das vantagens dos planos pagos.

 

Segundo Sijbrandij, a maioria das funcionalidades que se encontravam no plano Starter podem ser obtidas no plano gratuito, sendo que a principal diferença encontra-se no facto que este plano apenas permite um utilizador por organização.

 

Como seria de esperar, este aumento de preços e o forçar para um plano premium ou gratuito não caiu bem sobre todos os utilizadores. Nos fóruns da empresa é possível verificar uma longa lista de criticas à medida, que se multiplicam também pelas redes sociais.

No entanto, a medida encontra-se desde já prevista e nada apontam para que venha a ser revertida, portanto os utilizadores devem preparar-se para a mudança em breve.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech